top of page
WhatsApp Image 2023-03-28 at 3.02.53 AM.jpeg

Marítimo

PORTO BG.png

O Setor Marítimo da Praticagem de São Paulo é parte integrante da Estação de Praticagem e compõe-se das equipes que tripulam as lanchas de praticagem e as lanchas de apoio ao serviço de praticagem. Tem como missão possibilitar a atuação dos práticos no que se refere ao transporte até os navios a serem atendidos, assim como o auxílio durante as manobras de atracação. Este último é realizado a partir de botes especialmente construídos para a lida com os pesados cabos para amarração de navios.

 

Destaque especial deve ser creditado ao serviço de transbordo lancha/navio e navio/lancha. Trata-se de operação de alto risco que envolve a segurança física pessoal do Prático. O momento do embarque e do desembarque exige perícia máxima do Mestre responsável pela condução da lancha de praticagem, assim como do Marinheiro que supervisiona a operação de transbordo. Deles é a responsabilidade de garantir a segurança física do Prático. Neste momento, pode-se dizer que esses profissionais atuam como verdadeiros anjos da guarda.

 

São atualmente dezenas de Mestres e Marinheiros, habilitados pela Autoridade Marítima, que se revezam em escala de trabalho que permite a disponibilidade do serviço em regime de 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além de treinamento específico em marinharia, manuseio de equipamentos, resgate de homem ao mar e operação das lanchas, todo o pessoal do Setor Marítimo está habilitado para atender a situações de emergência e prestar primeiros socorros.

 

A habilitação das equipes é mantida segundo as especificações da Autoridade Marítima e está sujeita a rigorosa supervisão do CONSAD da PRATICOSZP16 em razão da importância estratégica dos serviços.

bottom of page