top of page

Tempo de unir forças para valorizar o nosso Porto de Santos 

BRUNO_edited.png

Bruno Tavares – Vice-Presidente da Praticagem de São Paulo

Enquanto um novo modelo de gestão portuária está sendo proposto pelo Ministério da Infraestrutura para o Porto de Santos, para todos nós que vivemos o dia a dia desse complexo logístico vem um único desejo: que as soluções encontradas sejam as melhores para o fortalecimento da atividade portuária, essencial para o desenvolvimento do País. 

 

Segundo as informações do MInfra, a desestatização do Porto de Santos poderá gerar um investimento de quase R$ 30 bilhões, vai ampliar a capacidade portuária de 150 para 290 milhões de toneladas e a criação de mais de 60 mil empregos, como prevê o ministro Tarcísio Freitas. Ainda essa semana ele garantiu que Santos se tornará o grande hub de contêineres da América Latina. E tem tudo para ser. 

 

Nosso Porto, localizado na principal região econômica do País, apresenta um canal de acesso com limitações geográficas – canal estreito e sinuoso. A navegação dos navios de dimensões e calados cada vez maiores tem sido possível, contando com uma significativa contribuição da Praticagem, que proativamente sempre se preparou para os desafios que o crescimento do Porto traz. 

 

A modernização das operações e a melhoria da gestão portuária, o esforço dos diversos segmentos marítimos e portuários, aliados à participação da Praticagem, vêm acarretando quebras ano a ano dos recordes de movimentação de cargas, cujo resultado é demonstrado pela Autoridade Portuária: em 2009, foram movimentados 3,2 milhões de TEUs e no ano passado (2021) a marca atingiu 4,8 milhões (50% a mais). Também na movimentação de carga geral os dados são muito positivos: No ano passado, o Porto movimentou 147 milhões de toneladas, contra 83,2 em 2009 (77% a mais). 

 

Com grande satisfação profissional posso afirmar que a Praticagem de São Paulo tem fornecido com um trabalho eficiente e intenso para contribuir para que nosso Porto continue esse processo de expansão. Para isso, nossas equipes atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sempre cuidando da segurança no mar e do meio ambiente, garantindo o abastecimento dos bens essenciais e o desenvolvimento do nosso país. Essas são as nossas metas.

 

Outra satisfação que temos é com a nossa atuação na questão da sustentabilidade e na preservação ambiental. Há um ano, a Praticagem de São Paulo intensificou, de forma pioneira, as ações ambientais com o Programa de Gestão Ambiental do Instituto Via Green (VGP), contribuindo no combate às mudanças climáticas, com ótimos resultados e economia crescente de água e energia. Nessa questão, não há mais volta e cada um deve fazer a sua parte. 

 

As práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) só têm sentido se fizerem parte das ações do dia a dia e isso implica na conscientização de toda equipe, no envolvimento com a comunidade, na transparência e compliance, e na saúde e bem-estar de todos os colaboradores. 

 

O Porto de Santos faz parte de uma grande estrutura logística que depende da atuação de todos os envolvidos para continuar crescendo de forma organizada. Ele também é o centro de nossos trabalhos e somos atores fiéis nesta jornada. Por isso nós, da Praticagem de São Paulo, fazemos questão de acompanhar de perto todas as discussões sobre o seu futuro e colaborar com os que amam e atuam nos processos de buscar os melhores caminhos, pois “juntos somos mais fortes”.

bottom of page