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Admiráveis Portos Novos

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Bruno Tavares – Vice-Presidente da Praticagem de São Paulo

Apesar de todos os transtornos e insegurança que a Covid-19 trouxe para o setor portuário, há um lado positivo importante que merece uma reflexão: as empresas aceleraram em pelo menos três anos seus processos de digitalização, a tecnologia trouxe maior agilidade às atividades e há um enorme leque de inovação surgindo em vários cantos do mundo para transformar a logística portuária. 

As empresas perceberam que, independente do modelo online, presencial ou híbrido, têm que fazer sua parte e redesenhar o trabalho, buscando novos modelos de negócios para atender mais e melhor.

A pandemia exigiu uma grande transformação na área de inovação nos portos brasileiros durante esse ano. Muitos conseguiram automatizar procedimentos, aliviar a carta de trabalho dos colaboradores, reduzir o tempo nas operações e investir em tecnologia.

Um bom exemplo vem da Praticagem do Brasil, que acaba de inaugurar em Brasília um centro de simulações de padrão mundial, que incorpora diversas facilidades de engenharia para avaliação de projetos aquaviários e portuários, além dos recursos para treinamento dos práticos. O espaço foi implantado em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência internacional nesse tipo de tecnologia, ampliando a margem de segurança para as manobras.

E o admirável mundo novo oferece mais, muito mais. Temos a tecnologia IoT, ferramenta implantada com sucesso em vários terminais, revelando que por meio da Internet das Coisas muitos processos logísticos dentro dos portos foram automatizados, trazendo rapidez de informação e agilidade na liberação de mercadorias, como ocorre no Porto de Santos. 

Outro ponto em destaque foi o uso da realidade aumentada como tecnologia portuária, eficaz para o suporte visual de navios, com dados precisos para desviar de outras embarcações. 

Outra tecnologia que surpreende é o sistema de armazenamento BoxBay da DP World, no Porto de Jebel Ali. É considerada a primeira tecnologia inovadora que transformará o potencial para o futuro design de portos e terminais ao redor do mundo, permitindo projetos de armazenamento e acomodação de contêineres.

Na ponta das mudanças, e além da tecnologia, aparece a necessidade de incluir o tema sustentabilidade em todas as ações. Uma jornada guiada pela política ambiental deve ser focada, constante, com objetivos bem definidos e ações concretas. Todos queremos um mundo mais sustentável para garantir um futuro melhor.

Nós, da Praticagem de São Paulo, estamos empenhados em fazer cada vez mais da nossa empresa um exemplo. Adotamos o Programa de Gestão Ambiental (VGP) do Instituto Via Green para contribuir no combate às mudanças climáticas e os primeiros resultados nesse um ano são animadores.

Na captação de água da chuva foram 800 litros na sede, 3600 litros no setor marítimo e 2 mil litros no estaleiro. Na captação de energia solar fotovoltaica em nosso estaleiro, a instaladora solar (52 placas) tem capacidade de geração anual estimada de 28kWh e o objetivo é reduzir em 100 % nossa conta de energia elétrica.

Também instalamos motores elétricos em quatro de nossas lanchas de barra e a previsão é trocar mais três de barra e cinco de porto com motor nos próximos anos, com redução das emissões de gases e economia em torno de 10%.

Por isso, em nossa atividade, vamos continuar investindo, na prática, em ampliar o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) com nossos colaboradores, funcionários, empresas parceiras e o setor portuário em geral. A proteção e a gestão ambiental caminham juntas. Essa é a grande inovação destes novos tempos.

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