Sobre Oceanos, Meio Ambiente e Ações
Bruno Tavares – Vice-Presidente da Praticagem de São Paulo
Estudo recente publicado na Nature Climate Change traz uma realidade assustadora. As perdas de gelo da Groenlândia continuam em escalas alarmantes e contribuirão com cerca de 30 centímetros no aumento médio global do nível do mar até 2100, independentemente da magnitude dos cortes nas emissões de gases de efeito estufa durante o período. O estudo não determinou prazo para o derretimento e o aumento do nível do mar, mas segundo os autores essa situação pode ocorrer entre agora e o ano 2100′.
Parece distante da nossa realidade, mas não é. A Praticagem de São Paulo acompanha a situação global com preocupação e sempre com olhar voltado para a sustentabilidade nas suas operações, procurando fazer sua parte nessa equação delicada entre a natureza e os abusos cometidos.
Desde 2015 temos um olhar constante para os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU que tratam dos principais desafios no Brasil e no mundo.
Duas metas, principalmente, a 13ª e 14ª, estão especialmente ligadas à nossa atividade: Ação contra a mudança global do clima, adotando medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos; Vida na água, visando conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Nosso trabalho não é solitário, atuamos com vários parceiros nos Portos de Santos e São Sebastião e sabemos a importância de ações e experiências compartilhadas para um futuro melhor.
Temos estudado muito a questão da Economia do Mar e nossa ideia é realizar um amplo debate em 2023 esclarecendo seu potencial, um tema que ainda é desconhecido e ao mesmo tempo essencial para nossos portos. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico revelam que esse setor mundialmente deve chegar a uma movimentação de US$ 3 trilhões até 2030.
O mundo está mudando e agora o diferencial no trato com a natureza virou moeda de troca. Estudos da EY Parthenon mostram que em 2025, os consumidores vão optar por produtos ou serviços menos prejudiciais ao meio ambiente, à saúde humana e à sociedade. E mais: 90% dos investidores institucionais globais revisam os investimentos se as empresas não considerarem os critérios ESG em seu modelo de negócios.
Os conceitos de ESG - governança ambiental, social e corporativa - são transformadores e permanente. Eles estão sendo aplicados em nossas ações cotidianas na terra e na água e vejo com muita satisfação como empresas da nossa região estão aderindo. E ainda há muito mais para se contribuir.
Santos é um porto complexo e não se pode aplicar aqui o que se aplica a outros portos do mundo. Os navios serão cada vez maiores e mais pesados. Estamos aumentando nossa eficiência e produtividade para acompanhar os novos tempos, sem esquecer nosso compromisso com a sustentabilidade.
Usamos a tecnologia em tempo real para diminuir os riscos e dar maior previsibilidade para as manobras com toda segurança no canal do Porto de Santos. O aumento das dimensões dos navios e dos calados, levam, naturalmente, ao aumento do risco envolvido. Mudamos paradigmas em nossas operações, mas sempre respeitando as normas e limitações.
Temos buscado novas soluções tecnológicas otimizando as operações da praticagem, com um controle rigoroso do espaço e do tempo disponível para fazer uma manobra simultânea, giro ou cruzamento de navios de navios, cruzando os vários parâmetros e acompanhando as posições e os fatores externos para possibilitar sua realização de forma segura e eficiente.
Em todas as manobras de cruzamentos com navios especiais ou manobras casadas, consideramos eventos críticos, em que o timing, as velocidades e a pontualidade em cada etapa da manobra são fundamentais, pela complexidade de coexistirem dois navios gigantes num mesmo espaço restrito, com potencial interação hidrodinâmica envolvida. É um desafio e nos preparamos há anos para enfrentá-lo.
Nosso Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) está totalmente muito bem equipado para garantir as informações em tempo real. O cenário em que a tecnologia encontra a expertise dos práticos está sempre em evolução para que a Praticagem de São Paulo continue oferecendo o melhor trabalho, com segurança e produtividade, alinhado às exigências de um mundo globalizado e em busca de harmonia com a natureza.