top of page

Dia da Praticagem, com muito orgulho

BRUNO.png

Bruno Tavares – Vice-Presidente da Praticagem de São Paulo

Muitos santistas, quando estão na orla da praia, já se acostumaram com a imagem de navios entrando ou saindo tranquilamente em nosso canal de navegação, e até aprenderam a diferenciar a lancha vermelha que os acompanha. Da mesma forma, grande parte dos moradores da região vê as fotos e imagens de matérias de televisão que mostram o prático subindo uma escadinha de corda, chamada de prático ou de quebra-peito, mas poucos sabem que a passagem da lancha para o navio é um grande risco.

O que geralmente se desconhece é que esse movimento é apenas o início de uma manobra, o acesso ao navio. A realidade é muito mais ampla. O prático não é só aquele que está na lancha para embarcar ou desembarcar do navio, sua função começa quando ele sobe a escada lateral e passa à cabine de comando do navio, assessorando o comandante para conduzir a embarcação justamente no trecho mais perigoso de uma viagem: o canal de um porto, em uma navegação em águas restritas, quando qualquer decisão errada ou atrasada pode causar um sério acidente.

Para esse trabalho, um grande sistema é acionado com equipamentos de alta tecnologia e informações em tempo real, em terra e no mar, para auxiliar o prático. Esse profissional altamente especializado conhece a fundo os locais sinuosos e estreitos, os bancos de areia, as pedras, as correntes marítimas, a altura das ondas, a intensidade dos ventos e todos os fatores que entram nessa engrenagem complexa. O Prático também é um conhecedor da operação de todos os equipamentos que encontra a bordo.

Em todos esses anos de trabalho, eu e todos os práticos da equipe, nos sentimos realizados por contribuir para o nosso País e para a nossa região, nessa atividade essencial para o Porto de Santos. 

Por isso, o dia 27 de junho é uma data para celebrarmos com muito orgulho. O Dia da Praticagem foi oficializado pelo Decreto Lei 3294 de 2016, da Prefeitura de Santos. Dessa vez, a data marca 89 anos, mas essa história é muito mais antiga.  Registros de outros séculos mostram que os práticos começaram a atuar desde que as primeiras embarcações vieram para o Porto de Santos.

O tempo passou, mas cada vez mais o prático deve ser uma pessoa extremamente qualificada, que manobra qualquer navio em qualquer condição climática. Um navio não pode deixar de ser manobrado, a não ser quando as condições climáticas não permitem. Foi assim que, durante a pandemia e até na II Guerra Mundial, a Praticagem se manteve atuante, garantindo a entrada e saída dos navios nos portos e, assim, o comércio internacional e de cabotagem. 

Hoje a Praticagem de São Paulo conta um Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) com tecnologia de ponta e, mais importante, operadores qualificados e experientes, para realizar as manobras de embarque e desembarque nos navios com segurança, colaborando para preservação da embarcação, da carga, da tripulação, das pessoas e do meio-ambiente nas imediações das instalações portuárias. A eficiência e pioneirismo têm sido a marca da Praticagem de São Paulo, a primeira das Américas a obter o Certificado ISO 9000, pela excelência dos serviços prestados, e a primeira a implantar o VGP, Programa de Gestão Ambiental do Instituto Via Green, contribuindo no combate às mudanças climáticas, com ótimos resultados e economia crescente de água, energia e emissão de CO2.

Nossa praticagem tem um grande significado, não só pela sua eficiência e agilidade, mas pelo que representa para o setor marítimo e para a região da Baixada Santista, além do respeito internacional.

O olhar do prático é sempre de muito respeito para a comunidade, seja através de parcerias na área educacional para ampliar a capacitação dos trabalhadores do Porto, seja com doações para instituições e investimentos para garantir a excelência do trabalho. Representamos a ponte de segurança para manter a navegabilidade no canal, mitigando os riscos e colaborando para o desenvolvimento do País, do porto e das cidades que o cercam.

bottom of page